ESG
Novas regras ESG para as empresas listadas na B3 e para as que querem abrir capital

Suelen Pereira 03/10/2022 2244

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualizou as regras do formulário de referência, um dos documentos obrigatórios mais importantes das companhias abertas, que dão aos investidores e investidoras um panorama geral das empresas.

De um modo geral, a CVM aumentou a exigência de divulgação de informações sobre os aspectos ambientais, sociais e de governança dos negócios e estes devem ser reportados a partir de 2022. 

O “S” e as novas exigências

O pilar Social foi especialmente considerado nas questões de diversidade e a partir deste ano as empresas terão que:

  • Informar o motivo entre a maior remuneração individual (incluindo remuneração variável) e a mediana da remuneração individual de todos(as) os(as) funcionários(as);

  • Informar o número de funcionários(as) por perfil de diversidade: identidade de gênero, raça ou cor (autodeclarada) e idade, para todos os níveis hierárquicos, incluindo  membros e membras do conselho de administração.

Por que a exigência de informar as diferenças salariais?

A partir dessa nova exigência, as empresas listadas na Bolsa de Valores terão de justificar quando uma pessoa receber individualmente um salário maior do que a mediana de todos os(as) colaboradores(as). 

Um exemplo seria uma diretora da empresa receber mensalmente R$50 mil, quando a mediana de todos os salários pagos é de R$ 10 mil. 

O objetivo dessa nova exigência é mapear as desigualdades salariais existentes dentro da companhia, quando poucos(as) funcionários(as) recebem salários altíssimos e muitos funcionários recebem de médios a baixos salários. Dessa forma, incentivar às empresas a adotar políticas salariais mais justas. 

Como obter os dados de perfil de diversidade?

Em relação à segunda exigência, a forma mais eficaz de identificar o perfil de diversidade é através da realização de um Censo de Diversidade. 

O censo é um tipo de pesquisa para levantamento de dados onde todos os colaboradores e colaboradoras devem participar, ainda que anonimamente. 

Na pesquisa são mapeados aspectos como cargo, identidade de gênero, raça/etnia, idade, deficiência, dentre outros. 

A partir dos dados coletados é feita uma análise de perfil de diversidade cruzando com os níveis hierárquicos da organização, possibilitando identificar todos os recortes existentes e que seriam mascarados caso os dados fossem analisados como um todo. 

Se quiser saber como aplicar um censo de diversidade na sua empresa, baixe gratuitamente o e-book “Guia do Censo de Diversidade”

Se você busca uma solução tecnológica, prática, rápida e que atenda às exigências da LGPD para obter os dados de perfil de diversidade da sua empresa, conheça a +Justa, uma plataforma completa de coleta e análise de dados de diversidade. 

Agende um bate papo com a gente e conheça melhor a nossa plataforma de Censo de Diversidade


Suelen Pereira

Gestora de Projetos de D&I e Parcerias

Trabalho todo dia para reduzir a desigualdade no Brasil.

Compartilhe

Comente essa publicação

Receba Materiais Exclusivos

Se inscreva aqui embaixo e irá receber diversos materiais sobre diversidade, inclusão e muito mais!

//Últimas publicações

Baixe agora o guia do
Censo de diversidade